terça-feira, 12 de outubro de 2010

Palestra - Centenário da República

As actividades de comemoração do centenário da república continuam.


Desta vez, para os alunos do 9º Ano, o Dr. Artur Coimbra proferiu uma muito interessante palestra sobre a implantação da República e repercussões em Fafe :
"Há cem anos atrás, as comunicações não tinham a rapidez de hoje em dia e os acontecimentos repercutiam pelo país a velocidades diferentes.
Tomemos o caso da proclamação da República.
Foi declarada solenemente da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, pelas 11h00 do dia 5 de Outubro. Porém, seria pelo telégrafo – como referem os historiadores – que a boa nova se transmitiria ao país, onde a proclamação ocorreu nos dias imediatos.
No Porto, seria-o no dia 6 de Outubro, assim como em diversas outras cidades, o mesmo sucedendo nos dias imediatos, e até 16.
Em Fafe, a República seria proclamada na tarde de 9 de Outubro, um domingo, juntamente com mais uma dúzia de localidades. Pelas três horas da tarde, a Comissão Municipal Republicana entrou no edifício dos Paços do Concelho (demolido poucos anos depois, que a gravura acima documenta), ao som da “Portuguesa”, tocada por uma banda de música. De imediato, o secretário da administração, Artur Teixeira da Silva e Castro, leu o auto de posse das novas autoridades ..." (+)

2 comentários:

BE Arões disse...

Excelente iniciativa.

Aproveito para vos felicitar pelo blogue: aspecto gráfico interessante, simples e apelativo; entradas igualmente interessantes; só temos que apelar mais à interacção.
Gosto muito!

Unknown disse...

Boa noite!
Desconhecia a existência deste blogue, tal como diz a profª Cristina, precisa de mais interacção. Quando um blogue não é divulgado, dificilmente se torna conhecido e por isso mesmo não é visitado. Encontrei-o por acaso, numa das minhas consultas à avaliação do meu filho e devo dizer que o acho muito interessante.